0

A contratação e seus requisitos

Está precisando contratar funcionários novos? Quais são os principais requisitos que você procura nestes novos colaboradores? Quem faz o contato com o novo candidato, em sua empresa, está alinhado com o perfil ético que você valoriza para essa contratação?

Reprodução

Sabemos muito bem que cada função exige requisitos distintos em uma empresa e que determinados conhecimentos são essenciais para certas áreas de atuação. Não se trata, portanto, de contratar um “faz tudo”, muito pelo contrário! Mas, para isso é necessário que a empresa e seus líderes saibam qual é o perfil desejado a cada função e que valores presam e buscam em seus colaboradores e funcionários, o que vai facilitar e determinar a linha de contratação dessas pessoas.

Lembre–se de que é muito mais fácil para uma empresa treinar seus funcionários para as funções e tarefas a serem exercidas por eles, do que mudar o caráter delas. Ou seja, um colaborador que não tenha postura e valores bem alinhados com os da empresa, trará mais prejuízos e problemas, do que aquele que apenas precisa ser capacitado e/ou orientado para exercer suas atividades adequadamente.

Pense nisso! Talvez o processo de contratação exija um pouco mais de atenção e cuidados ou mesmo, pessoas mais habilitadas para exercerem determinada tarefa. No entanto, com certeza, essa precaução trará bons resultados e harmonia ao ambiente de trabalho. Gente “Do Bem” é mais engajada, colaborativa, equilibrada e traz uma energia boa ao que faz, produzindo, assim, resultados positivos. Quando buscamos pessoas com essas características, promovemos mais facilmente ambientes menos competitivos, mais harmoniosos, respeitosos e, consequentemente, mais produtivos.

Reflita: o respeito que desenvolvemos na empresa transborda e reflete-se na relação com o cliente, fornecedor, funcionário, ao mesmo tempo que dirá muito sobre você e sua forma de trabalhar!

Vânia Vidal de Oliva é Psicóloga Clínica com 28 anos de experiência no atendimento de adolescentes, adultos e na orientação familiar. Atua hoje na Clínica Casa do Crescer na cidade de Curitiba. Colunista do site Mãezíssima, do blog da Clínica Base e do blog Markentista.

Deixe um comentário