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A odontologia virou uma commodity?

Meu envolvimento com a odontologia tem pouco mais de 13 anos, e durante esse período tenho observado uma falta de valorização dos serviços oferecidos por parte de alguns profissionais. Minha maior preocupação é com o presente, pois as atitudes de hoje terão enorme impacto no futuro.

Fonte da imagem: Markentista

Será que a odontologia está se tornando uma commodity?

Commodity é um termo usado para descrever aqueles produtos que não apresentam quaisquer características especiais de diferenciação, ou seja, que são comuns e parecidos, como o algodão, o arroz, o aço, entre outros.

Levando o termo commodity para o mercado de serviços odontológicos: você já parou para observar o que faz sua clínica ser única e diferente? O que faz um cliente optar por seus serviços e não pelo serviço do concorrente? Será que existe uma diferenciação?

Clínicas odontológicas estão se espalhando de tal maneira que é possível encontrar três na mesma calçada! O que definirá em qual clínica devo realizar meu tratamento é o serviço que ela oferece, mas este serviço precisa ter uma diferenciação.

Ser um profissional competente, oferecer tratamentos de excelência e atender as normas de biossegurança não é mais suficiente para convencer o cliente a comprar seus serviços, pois essas qualidades são facilmente encontradas hoje em dia, graças a um número grande de pessoas competentes no mercado. É preciso mais, é necessário que os profissionais sejam também criativos, flexíveis, inovadores e atentos a todos os fatores que tornam seus serviços tangíveis e desejáveis, e que saibam lidar com os problemas e incertezas do mercado.

Nem sempre o menor preço é garantia de venda, existem clientes que pagam mais caro pelo serviço se este possuir uma diferenciação relevante, mais do que um simples preço baixo. O diferencial do preço perde facilmente para o diferencial das experiências sensoriais positivas, do atendimento focado no ser humano, da disponibilidade de horários, da postura da equipe e do comportamento ético.

Não deixe que sua clínica seja mais uma entre tantas outras, busque diferenciais e descubra sua essência. Mostre isso para seu cliente atual e futuro!

Nísia Teles é sócia-fundadora e Diretora de Marketing da Markentista.

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