0

Ambiente de trabalho e o compromisso com o bem

Quem já não viveu num ambiente de trabalho austero, onde se estimula a prática de competitividade e disputa? Em que colegas de trabalhos que parecem mais rivais que disputam cada espaço e atenção do chefe e da empresa. Intrigas e fofocas que minam a confiança e o clima de cooperação. Chefes que administram e lideram com desrespeito ou opressão? Ainda hoje, encontramos ambientes de trabalho que repetem e estimulam esse tipo de comportamento e relacionamento, mas felizmente esse é um cenário que aos poucos começa a se desmontar, a ser repelido e condenado.

Arte: Markentista

Cada vez mais escutamos histórias que trazem como uns dos principais elementos para o seu sucesso o reconhecimento e a valorização do capital humano. Das relações humanizadas e respeitosas começam a surgir empresas mais saudáveis e éticas, consequentemente, empresas mais sustentáveis e prósperas para todos os envolvidos.

A percepção de que somos responsáveis pelo ambiente de trabalho que nos envolve tem promovido a valorização, o respeito, o compromisso, o retorno financeiro e o reconhecimento do mercado. Responsabilidade social, tema sempre atual, vem ganhando cada vez mais espaço e crédito, mudando o mercado mundial e brasileiro.

Para implementar tais mudanças precisamos estar abertos e acreditar nessa nova forma de pensar e agir. Toda mudança começa primeiramente em nós. Só podemos influenciar ou esperar do outro mudanças se pudermos convencer com nossos atos e comportamentos esses valores e crenças. Elas não se sustentam apenas com palavras e discursos bonitos, mas sim com ações e atitudes.

Sua empresa está comprometida com o bem? Alinhada com a nova forma de ver e viver as relações trabalhistas e corporativas? Não esqueça que quando somos valorizados, reconhecidos e respeitados nos tornando parte e, portanto, comprometido e responsável pelo que construímos e fazemos.

Sua empresa está aberta a essa nova realidade? Pense nisso!

Vânia Vidal de Oliva é Psicóloga Clínica com 28 anos de experiência no atendimento de adolescentes, adultos e na orientação familiar. Atua hoje na Clínica Casa do Crescer na cidade de Curitiba. Colunista do site Mãezíssima, do blog da Clínica Base e do blog Markentista.

Deixe um comentário