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Chega de vender dentinho. Venda sorrisos!

Escrevi este artigo para o blog da Dental Cremer e gostaria de compartilhar com vocês. Espero que gostem!

Fonte da imagem: Reprodução

Quando escrevi meu primeiro artigo com o tema “Venda sorrisos na sua recepção” tinha a intenção de conscientizar o dentista sobre a questão da venda de benefícios, desde a chegada do cliente na recepção da clínica, que muitas vezes é deixada de lado no processo de vendas dos serviços odontológicos.

O profissional não pode esquecer que o cliente passa por um processo de decisão de compra. Até ele falar o SIM, ele avalia uma série de fatores.

Chega de vender dentinhos. Está na hora de vender os benefícios que a Odontologia pode oferecer aos seus clientes: autoestima, felicidade, segurança… Isso sim vende!

Quando falo de vender sorrisos não estou falando somente sobre as publicações em revistas, mas de outras ferramentas e atitudes importantes para a valorização dos serviços odontológicos e fechamento de muitos planos de tratamentos.

Sorriso da equipe

A equipe precisa entender que o sorriso é fundamental no processo de conquista e fidelização do cliente.  O sorriso fortalece relações, qualquer relação, pessoal ou profissional. Na Odontologia, o sorriso também é uma ferramenta de venda e deve fazer parte da vitrine da clínica/consultório. A vitrine nada mais é do que a tradução de seu serviço, de sua identidade e de sua essência, na proposta que você faz para o consumidor: sorriso bonito e saudável, vida feliz e plena, autoestima elevada, segurança ao mastigar, ao falar e ao sorrir. Sua Vitrine de Sorrisos deve não apenas valorizar os serviços odontológicos, mas também estimular o desejo do cliente por uma vida mais saudável e feliz. Portanto, todas as pessoas que fazem parte dos serviços devem ser observadas como peças fundamentais dessa vitrine.

Música ambiente

A música, muitas vezes, é vista como diversão ou passatempo, mas não podemos deixar de observar que ela é capaz de influenciar em decisões importantes. Inclusive, existem técnicas que promovem mudanças de comportamento e utilizam a música como principal ferramenta. Para que o seu cliente tenha uma experiência agradável durante todo o processo de atendimento é necessário que seja oferecida uma ambientação sonora que desperte sentimentos e decisões positivas.

Programas na TV

Se você decidiu colocar uma TV na sua clínica/consultório, saiba usá-la de maneira estratégica para o crescimento do seu negócio. Chega de colocar o controle nas mãos de alguém sem foco, sua TV pode ajudar a vender uma Odontologia positiva! Muitas vezes vejo programas que prejudicam e tornam o atendimento ainda mais negativo como, por exemplo, estes programas que falam de mortes, assaltos e brigas de família, eles geralmente abordam temas sensacionalistas e de péssimo gosto. É isso que sua clínica vende? Medo, discussões , desconforto?

Jornais e Revistas

O principal concorrente do dentista não é o dentista da esquina, mas a viagem para o Caribe, a roupa que a atriz está vestindo na revista de moda, o carro que acabou de ser lançado na revista especializada, entre outros produtos e serviços que estão estampados constantemente em revistas e jornais. Observe sua recepção e comece a pensar em utilizar este espaço para vender os benefícios da Odontologia. Fique atento ao material gráfico que têm na sua clínica, ele pode estar vendendo o serviço do concorrente, ao invés do seu!

Painéis e quadros

Precisamos mudar a imagem que as pessoas têm da Odontologia, precisamos gerar a cultura do sorriso, da felicidade, da autoestima. Muitas vezes isso pode ser feito através dos estímulos visuais. Abuse de painéis e quadros na sua recepção que transmitam uma Odontologia positiva, humanize o espaço com imagens que transmitam sua essência, falem sobre você e o seu serviço.

Nísia Teles é empreendedora, sócia-fundadora e Diretora de Marketing da Markentista.

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