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Confiança e empatia

Um estudo sobre confiança e transparência feito pela agência FCB em 2015 descobriu a importância de ambas para um verdadeiro vínculo entre pessoas e marcas. Entre as três principais a EMPATIA foi apontada como uma das dimensões mais importantes da confiança ao lado de segurança e liberdade.

Arte: Markentista

Vamos entender o porquê.

A EMPATIA é a capacidade de compreender os sentimentos e as dores do outro. Em qualquer relação, só nos sentimos seguros com quem estabelecemos uma conexão verdadeira. Isso acontece quando a outra pessoa nos compreende. Quando sentimos que ela enxerga nossas dores e angústias. Passamos a confiar em quem acolhe nossas emoções e sentimentos sem julgamentos.

Quando estamos em uma relação com um paciente, a situação se aplica da mesma forma. O paciente geralmente chega apreensivo, com medo do procedimento. Alguns demonstram estarem aflitos, ansiosos e, até mesmo, curiosos. Se por um momento lembrarmos que já estivemos em uma situação de vulnerabilidade parecida, como gostaríamos de ser tratados? E ao mesmo tempo, olhando pelo ponto de vista deste cliente, como você acha que ELE gostaria de ser tratado?

Compreender o sentimento do medo é EMPATIA. Respeitar e acolher o medo do outro, oferecendo nossa ajuda cria uma conexão genuína. Falar a verdade, passar todas as informações, explicar de maneira que torne o serviço tangível, tirar dúvidas é acolher. Confiamos em quem conseguimos enxergar essa relação através da verdade e da transparência.

Através dessa postura é possível vivenciar uma relação de admiração e respeito mútuo. O paciente deixa o consultório com um sentimento de gratidão, sentindo que foi atendido com honestidade e respeito. Uma experiência positiva e única!

Por outro lado, você será reconhecido como um profissional verdadeiramente humano, capaz de entender que o outro é exatamente como você. Esse movimento nos traz mais bem-estar no dia a dia e faz com que nossos resultados positivos cresçam cada vez mais.

Neste vídeo, a pesquisadora Brené Brown ilustra de forma simples o processo da EMPATIA.

Camila Miguel é publicitária, trabalhou por 12 anos como atendimento em agência de propaganda. Antes disso, foi vendedora, promotora de vendas, operadora de telemarketing, organizadora oficial de amigo-secreto dos amigos e confraternizações em geral. Durante esse tempo, desenvolveu a habilidade de entender o que as pessoas querem e hoje se dedica a levar mais empatia nas relações, pois, acredita no poder de transformação ao enxergar o lado humano das pessoas.

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