0

De onde vem sua motivação?

Ela é uma característica intrínseca, pois está ligada aos motivos pessoais, podendo também ser desencadeada por estímulos externos. A motivação é uma força interna que nos leva à ação, é ter em mente um conjunto de atitudes e ações que vão determinar e facilitar a conquista dos objetivos futuros estabelecidos para si.

Fonte da imagem: Reprodução

Manter-se constantemente motivada é uma tarefa bastante difícil, mas não impossível.  Afinal, temos momentos em que nossa motivação está em alta, e por isso nossas ações mais afinadas com nossos objetivos. Somos motivadas tanto pelo desejo de avançar e conquistar pessoas, coisas ou posições, como também pela dificuldade, que pode disparar em nós uma reação ou mudança.

Encontrar um propósito para seguir e sustentar as nossas escolhas é uma das chaves para o sucesso, mas essa busca é interna, ou seja, só pode ser encontrada dentro de nós. Talvez seja isso que determine nossa motivação e nos faça inovar e se arriscar. Criar compromisso consigo mesmo e manter-se determinado na busca dos nossos objetivos, é uma boa forma de se manter motivado.

Em geral, o empreendedor tem naturalmente uma visão positiva da vida, afinal para se arriscar num novo negócio é preciso ter uma boa dose de otimismo. Ter pensamentos positivos é uma característica de pessoas altamente motivadas. Portanto, tenha em mente o que deseja alcançar ou mudar na sua vida e acione seus recursos internos e externos para consegui-lo. Seja por uma vivência positiva ou negativa sua motivação deve partir de você, por você e para você, caso contrário ela perderá a força e o sentido.

Descubra o que realmente faz sentido no seu interior e talvez encontre seu propósito. Busque o que te faz único no seu caminhar e faça disso sua semente motivadora.

Vânia Vidal de Oliva é Psicóloga Clínica, Psicanalista com mais de 25 anos de experiência no atendimento de adolescentes, adultos e na orientação familiar. Atua hoje na Clinica Casa do Crescer na cidade de Curitiba. Coordenadora de colunista do Empreendedorismo Rosa.

Deixe um comentário