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É hora de planejar

Na hora de elaborar um planejamento de marketing é preciso ficar atento às seguintes informações: perfil, desejos, necessidades, hábitos, atitudes e papeis de compra do consumidor; histórico e tamanho do mercado por região; sazonalidade; impacto da tecnologia; segmentação do mercado; características do serviço odontológico; informações sobre os concorrentes; características dos serviços substitutos; aspectos legais; preço praticado e características da comunicação.

Fonte da imagem: Flick

O profissional, antes de tudo, precisa fazer uma análise do negócio, do mercado e do público-alvo. Os seguintes aspectos devem ser analisados nessa tarefa:

Na análise de seu negócio inicialmente o profissional precisa descobrir sua essência, seus valores, onde ele está, e para onde ele quer ir, além de traçar seu DNA.

Na análise do mercado é preciso ouvir, observar e interagir com o mercado, o mundo fala com você o tempo todo. Buscar informações e dados reais é importante para o sucesso do negócio.

Na análise do público-alvo é preciso ser objetivo, ninguém consegue atingir todas as classes sociais ao mesmo tempo e, muito menos, ganhar dinheiro só com pessoas da classe A. É importante pensar em seu público-alvo de maneira estratégica, entendendo as necessidades, os desejos e os comportamentos de compra.

Após esta análise detalhada é hora de planejar as ações de marketing tendo sempre um olhar estratégico e consciente de que tudo se alcança com dedicação e foco. O marketing deve ser o coração do negócio, não pode parar e deve ser aplicado em todos os momentos de atuação da empresa no mercado.

Depois de colocar em prática as estratégias de marketing é extremamente importante buscar mensurar os resultados, mesmo sabendo que tais resultados, na maioria das vezes, são intangíveis. É papel de todos (equipe) acompanhar e registrar (criar documentos com informações) os resultados das ações realizadas. Além do aumento do número de clientes é importante observar sua lealdade, engajamento e satisfação em relação ao serviço prestado, além do modo como a clínica e a equipe são percebidas por eles.

Nísia Teles é sócia-fundadora e Diretora de Marketing da Markentista.

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