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Eliminando falhas no processo

Melhorar a produtividade e a qualidade dos serviços de uma clínica ou consultório é um dos principais desafios dos profissionais envolvidos em sua administração. Portanto, é necessário que todos tenham uma olhar minucioso para o que acontece diariamente na empresa, identificando possíveis problemas em seu processo produtivo: os famosos gargalos de produção.

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Uma clínica ou consultório possui um gargalo de produção quando a maioria das suas etapas possui uma certa velocidade de produção, mas uma única etapa possui uma velocidade menor do que as outras, e acaba atrasando todas as etapas seguintes. Consequentemente, a qualidade final do serviço é prejudicada, pois consiste em uma soma dos processos interdependentes.

A localização do gargalo pode estar em qualquer ponto da produção do serviço, seja no recebimento de materiais do fornecedor, no tempo de fabricação de um determinado exame ou trabalho protético ou na velocidade do atendimento receptivo e/ou clínico. Mas seja qual for a sua localização, o gargalo de produção afetará toda a cadeia produtiva. A diminuição da velocidade e da qualidade de uma etapa do processo acabará diminuindo a velocidade e a qualidade de todas as etapas seguintes. Isso é o que torna os gargalos de produção tão prejudiciais a uma empresa.

A causa do gargalo está no tempo adicional requerido por uma etapa particular do processo produtivo. Porém, as consequências afetam muito mais do que o tempo total perdido: geram custos desnecessários e atrasos na entrega do serviço, impactando diretamente nos resultados financeiros da empresa e na percepção de valor do cliente.

Conheça algumas causas para um gargalo de produção:

  • Equipamentos com problemas, pouco instrumental, matéria prima fora do prazo de validade.
  • Mão-de-obra precária, problemas de saúde constantes, falta de motivação e comprometimento.
  • Localização precária, sinalização com problemas, transporte limitado.
  • Capacidades quantitativas e qualitativas do processo.

Aumentar a produtividade e a qualidade dos serviços prestados significa identificar e eliminar os gargalos de produção da empresa.

  1. Joselete Reis disse:
    05/10/2015 às 15:57

    Que bom ,alguém falando em qualidade, avaliação e Economia na Odontologia .
    A conscientização desta visão poderá ser o elemento considerado na atualidade a agregação de valores para o trabalho que manterá o profissional com sucesso no mercado.

    • Nisia Teles disse:
      05/10/2015 às 19:58

      Obrigada Joselete! É sempre bom saber que nossos leitores curtes o conteúdo disponibilizado 🙂 Grande abraço!

  2. Luiz Renato Monteiro Conde disse:
    07/10/2015 às 16:29

    Muito interessante. Um assunto que sempre me deu interesse em saber. Queria fazer um curso ou assistir palestras.

    • Nisia Teles disse:
      10/10/2015 às 12:39

      Dr. Luiz, nós também adoramos esse tema! Ano que vem teremos muitos cursos abordando esse tema. Aguarde!

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