0

Entrevista com a fotógrafa Julia Castro

Confira a entrevista que fizemos com a fotógrafa e fundadora da Inside Frame, Julia Castro. Ela nos conta um pouco do seu trabalho com clínicas odontológicas e médicas. Além de deixar várias dicas para os profissionais que desejam valorizar ainda mais seus serviços através da fotografia.

Fonte da imagem: Arquivo pessoal

MKT. Em que momento percebeu sua paixão pela fotografia?

Desde criança sempre gostei de fotografar. Costumava pegar a câmera de filme dos meus pais e ficar brincando, até que passou a ser minha, pois já levava pra escola no dia-a-dia. Tenho toneladas de fotos e negativos guardados dessa época. Bem mais tarde, no meio da faculdade de Biologia, que cursei na UFRJ, acabei sendo levada para esse caminho da fotografia profissional, após fazer alguns cursos e comprar uma câmera profissional.

MKT. O que mais te deixa feliz na profissão de fotógrafa?

Eu adoro poder mesclar arte com registros fotográficos. Às vezes um ângulo diferente, uma composição mais interessante ou até mesmo um toque pessoal na edição já embute um olhar artístico na foto. Isso tudo contribui para o resultado final. Ver o cliente satisfeito ao observar essa arte nas fotos é algo que me deixa muito feliz.

Fonte da imagem: Odontologia Ferreira Pinto – Créditos: Júlia Castro/Inside Frame

MKT. A área odontológica e médica têm investido cada vez mais em marketing e ações que possam valorizar os serviços oferecidos. De que forma você vê a fotografia acrescentando no negócio desses profissionais?

Quando usada de forma adequada, a fotografia pode ser uma ferramenta excelente pra ajudar a valorizar os serviços oferecidos. Os clientes estão cada vez mais exigentes e antenados. Eles identificam qualidade nos serviços através da estrutura física, da tecnologia oferecida e do fator humano. Eu vejo a fotografia como uma grande aliada do profissional que deseja valorizar seu negócio através do material de comunicação (folder, site, blog, redes sociais, etc) em que é possível mostrar para o seu público-alvo todos os diferenciais da clínica/consultório, os serviços oferecidos, ambientes confortáveis e uma equipe humanizada e receptiva que estará pronta para tratá-lo com carinho e atenção.

MKT. Uma imagem vale mais que mil palavras. O que acha desta afirmativa?

Sem dúvida, nos dias de hoje a imagem é algo que conta muito nas ações de marketing. A concorrência está cada vez mais acirrada em todas as áreas e o profissional que aproveita boas imagens para agregar valor ao seu nome com certeza está dando um passo à frente. Além disso, as fotos têm um efeito de impacto nos leitores dos sites e blogs, capturando sua atenção mesmo antes de lerem qualquer texto.

MKT. O que acha importante o proprietário da clínica/consultório observar na hora de fotografar a clínica e sua equipe?

É interessante marcar um dia em que não haja atendimento, até mesmo para não gerar nenhum incômodo aos clientes e nem atrapalhar o trabalho da equipe. Recomendamos que seja feita uma arrumação prévia para que tudo esteja limpo e organizado. Vidros e espelhos devem ser especialmente limpos, pra evitar que marcas sejam refletidas e materiais de limpeza devem ser escondidos pra que não apareçam nas fotos. Já a equipe, se possível deve estar vestindo um uniforme ou jaleco, com maquiagem leve e cabelos arrumados. E por último, sorrisos são extremamente importantes! A equipe deve estar à vontade e transmitir simpatia nas fotos.

MKT. Deixe uma dica, uma frase, uma leitura, uma notícia ou algo que possa acrescentar de alguma forma para os leitores do Blog Markentista.

A sugestão que dou para profissionais da área de saúde e que atuam em clínicas e consultórios é que invistam na fotografia como arte. Ao invés de deixar na recepção revistas sensacionalistas que não acrescentam muita coisa às pessoas, sugiro darem preferência a livros de fotografia para que seus clientes possam apreciar enquanto aguardam o atendimento. Podem ser livros de fotografia de natureza, de arte, de cidades ou de diversos outros temas que podem ser encontrados em qualquer livraria. Também recomendo quadros com fotografias de arte e imagens alegres para a decoração da recepção. Os seus pacientes ficarão entretidos com imagens bonitas e artísticas, fazendo com que se sintam mais relaxados para o atendimento.

Site: www.insideframe.com.br
Facebook: facebook.com/Insideframe

Deixe um comentário