0

Entrevista com Christian Coachman

O Blog Markentista teve o prazer de entrevistar, Christian Coachman, um dos mais renomados dentistas do mundo, além de ser referência mundial nas técnicas de planejamento e comunicação interdisciplinar “Digital Smile Design” (DSD) e de prótese dento-gengival “Pink Hybrid Restoration”.

Para nós, da Markentista, é um privilégio tê-lo em nosso espaço e compartilhar com vocês esta entrevista inspiradora. Aproveitem!

Fonte da imagem: Divulgação

Dentista, ceramista ou palestrante? Qual sua verdadeira paixão?

Boa pergunta. Desde pequeno, sempre gostei de trabalhos manuais e artísticos, portanto, quando encontrei a profissão de ceramista, eu me apaixonei e me achei dentro da Odontologia. Nunca me vi trabalhando como um dentista tradicional, mas aprendi a amar esta profissão através da prótese e da possibilidade de transformar sorrisos, mas, sem dúvida, minha grande paixão está na área de educação. Herdei o amor pela Odontologia do meu pai e a paixão pela Educação da minha mãe.

Quando se nasce numa família como a sua é inevitável se tornar dentista?

Apesar dessa tradição enorme de seis gerações ininterruptas de dentistas em nossa família, nunca houve nenhum tipo de pressão, do meu pai ou tio, para que eu e meu irmão nos tornássemos dentistas. Foi algo espontâneo e, na verdade, de última hora. Até o dia de inscrição na FUVEST, eu não sabia o que escolher. Acabei seguindo meu instinto. Talvez meus antepassados estivessem me vigiando, instruindo e guiando lá de cima. Tenho dois filhos e meu irmão três. Espero que alguém siga a tradição, mas sem pressão.

Quem foi o seu mentor (ou mentores) no início da carreira?

Tenho uma lista grande de mentores. Acredito que sem mentores não chegamos a lugar algum. Saber se conectar com pessoas que possam te inspirar, no meu ponto de vista, é a grande tarefa de quem está começando, e depois de atingir nossos objetivos, devemos sempre olhar para trás e nunca esquecer essas pessoas. Sinto um prazer gigantesco em homenagear a todos que contribuíram para que eu seja o que sou hoje. São tantas pessoas que fica difícil citar alguns nomes, mas, sem dúvida, meus pais são meus principais mentores.

O avanço na área de estética é maravilhoso, observamos os resultados incríveis que muitos profissionais têm alcançado. Em sua opinião, por que as pessoas valorizam mais tratamentos estéticos como, cirurgia plástica, do que um tratamento estético oral?

Excelente observação. No meu entender, a Odontologia sofre de um mal de autoestima. Nós mesmos, profissionais da área, não conseguimos transmitir aos nossos pacientes o grande valor daquilo que fazemos. A odontologia é uma profissão extremamente desafiadora e exige um treinamento muito grande. Isso precisa ser entendido e valorizado pelas pessoas de um modo geral. De alguma forma, precisamos melhorar o valor que a Odontologia tem perante o público. Como sempre dizemos, poucas coisas nessa vida são mais importantes que um sorriso saudável, belo e confiante. A Odontologia moderna tem condições, hoje, de cuidar do sorriso e recriar sorrisos com muita qualidade.

Quando se trabalha com Odontologia Estética, quais os principais fatores que devem ser levados em consideração pelo dentista antes, durante e depois do tratamento para corresponder às expectativas do cliente e alcançar um resultado estético e funcional de excelência?

Precisamos unir diversos aspectos para obtermos sucesso em tratamentos odontológicos estéticos. Primeiro, precisamos entender a importância de nos transformarmos em especialistas da face e não somente do sorriso. O design do sorriso precisa estar em harmonia com a face, como um todo, e ainda, além disso, em harmonia com aspectos emocionais do paciente. Precisamos entender que este resultado ideal só vai acontecer se a abordagem for interdisciplinar. Precisamos conectar todas as especialidades odontológicas e, muitas vezes, até interagir com a cirurgia plástica para conseguir resultados impactantes. Precisamos de alta habilidade técnica e um conhecimento científico que embase nossas decisões. E por fim, precisamos de muita sensibilidade para interagir com o paciente, entender suas necessidades e desejos.

A tecnologia avança a passos largos. Quais os principais recursos tecnológicos que o dentista deve adquirir para oferecer uma odontologia de qualidade e que torne os tratamentos mais atraentes?

A tecnologia realmente tem avançado muito, mas, a meu ver, existem pontos muito importantes que vão além da tecnologia e são fundamentais na formação de um dentista ideal.  O primeiro é a visão interdisciplinar. Criar planos de tratamentos integrados e racionais é muito difícil, mas fundamental. Pouco se fala sobre isso e acho que seja uma das maiores deficiências dos profissionais da área.  O segundo ponto é tecnologia que está aí para ajudar profissionais que tenham esta visão, mas, antes de usá-la, precisamos nos capacitar neste aspecto do planejamento. Acredito que quando bem utilizada, a tecnologia digital pode ser uma grande aliada. Procedimentos como: moldagem digital, software 3D de planejamento cirúrgico, planejamento através de foto e vídeo digital, sistemas CAD/CAM de design e fabricação de restaurações, entre outros, vieram pra ficar e já estão revolucionando a maneira como trabalhamos, simplificando os procedimentos e tornando-os mais previsíveis.

Qual a principal característica do dentista brasileiro que você considera um diferencial perante os dentistas do mundo?

O brasileiro, de um modo geral, apresenta características artísticas e criativas que se encaixaram muito bem com a Odontologia Estética fazendo com que nossa odontologia, hoje, se tornasse referência no mundo todo. É realmente um orgulho pra mim, poder fazer parte deste movimento e ao viajar pelo mundo, para participar de eventos importantes, perceber este reconhecimento e admiração em todos os cantos. Hoje em dia, também nos transformamos em um dos países que mais publica artigos científicos na área odontológica.

Para se tornar um designer do sorriso é preciso desenvolver também o lado criativo e humano ou apenas a técnica é suficiente?

Para se transformar em um designer não só do sorriso, mas de qualquer coisa, precisamos trabalhar áreas do nosso cérebro que geralmente são deixadas de lado no processo educacional tradicional. Por isso que vemos muito mais dentistas técnicos do que dentistas capazes de desenhar sorrisos. Como você mencionou, precisamos desenvolver nosso lado criativo e humano; a técnica vem depois e é muito mais fácil de aprender.

A Consultoria Markentista valoriza a relação humana (físico, emocional e espiritual) baseada nos cinco sentidos: visão, audição, tato, paladar e olfato.  Acreditamos que esta abordagem torna os serviços odontológicos mais tangíveis e desejados pelos clientes. Qual a sua opinião em relação a esta nova abordagem na Odontologia?

Esta é uma nova tendência do mundo moderno, tentar integrar o lado humano a tudo que fazemos. Mesmo por que, o sucesso e felicidade estão muito mais ligados ao aspecto humano do que a qualquer outra coisa. Precisamos tentar enxergar nosso trabalho do ponto de vista humano, para perceber se realmente estamos impactando as pessoas da melhor maneira possível. A Odontologia tem uma missão humana maravilhosa: proteger o sorriso e recriá-lo, quando o paciente não mais se sente confortável com o seu.

Muitos sorrisos, na vida profissional! E no dia a dia, nas horas de diversão com a família e os amigos, o que te faz sorrir?

O desenvolvimento do Conceito DSD (Digital Smile Design) tem sido um motivo constante de alegria pra toda a nossa equipe. Perceber a aceitação deste conceito, em todo o mundo, é maravilhoso. Fazer do trabalho um dos nossos principais motivos para sorrir é um grande desafio, que, graças a Deus, conseguimos conquistar. Fora do trabalho, interagir com meus filhos é realmente o maior motivo para sorrir. Praticar esportes também é fundamental para manter meu alto-astral!

Você se considera uma pessoa empreendedora, um profissional que inovou e está fazendo a diferença na odontologia?

Pergunta difícil, hein? Tenho orgulho sim de tudo que desenvolvemos e conquistamos, do reconhecimento mundial e do grande número de pessoas que nos respondem, diariamente, falando do impacto positivo que propiciamos em suas vidas e trabalho. Sempre admirei muito pessoas criativas e empreendedoras, tento explorar ao máximo estas qualidades. A história dirá o tamanho do impacto do que estamos fazendo. Mas tenha certeza que isto é apenas o começo! O grupo está cada vez mais forte e as ideias não param de aflorar. Continuaremos a serviço de uma Odontologia mais humana, emocionante e criativa para o bem de todos!

Deixe uma dica, uma frase, uma sugestão de leitura, uma notícia ou algo que possa acrescentar à vida dos leitores do Blog Markentista.

Busque inspiração! Encontre pessoas, mentores que te inspirem. Se emocione com seu trabalho e tente achar razões, que vão além de ganhar dinheiro, para continuar trabalhando e servindo as pessoas.

Deixe um comentário