0

Entrevista com a coordenadora do projeto Caravana do Sorriso: Dra Cristiane Tavares

O blog Markentista entrevistou Dra Cristiane Tavares*, que é dentista e coordenadora do Projeto Caravana do Sorriso. Abaixo a entrevista na íntegra.

Fonte da imagem: Arquivo pessoal

Quando surgiu a ideia de fazer um trabalho voluntário na odontologia?

A ideia da Caravana do Sorriso foi trazida para o município do Rio de Janeiro por meu intermédio e do meu marido, Virgínio Oliveira, depois de conhecermos em 2012, um projeto semelhante que acontece na Bahia chamado Caravana da Saúde. A 1a edição que aconteceu em 2013, foi um projeto experimental chamado de Caravana da Saúde-RJ, para tal, convidamos um grupo de voluntários da Bahia e seus coordenadores, Roberto Becerra e a Dra. Ana Kolbe,  para juntos com voluntários cariocas, realizarmos a primeira Caravana no Rio de Janeiro, que contou também com atendimentos médicos além do atendimento odontológico, no mesmo modelo que acontece na Bahia há alguns anos. Após essa Caravana, decidimos que nosso foco seria em Odontologia, passando assim, a partir da 2a edição em 2014, a denominar-se, Caravana do Sorriso.

A “Caravana” não tem fins lucrativos, nem vinculação política ou religiosa, como vocês conseguem os recursos para a sua realização?

Tudo na Caravana é doado ou emprestado por parceiros e apoiadores. É importante destacar que de fato a Caravana do Sorriso não tem vínculo político partidário e nem religioso, e não possui ligação com ONGs, priorizamos comunidades carentes em regiões pacificadas, e absolutamente todos os serviços são 100% gratuitos, para tal, aceitamos todo tipo de doação, exceto dinheiro. Dessa forma contamos com mais de 60 parceiros, dentre empresários, sociedade civil, profissionais liberais, entidades do terceiro setor, além da coparticipação de órgãos do serviço público municipal, estadual e entidades federais, buscando uma ação coordenada em formato de mutirão para: “Fazer o Bem Sem Olhar a Quem !”.

Como é feito a escolha da comunidade atendida?

Existem três premissas que adotamos para a escolha da comunidade: Em primeiro lugar precisa ser uma comunidade pacificada, pois entendemos que as comunidades contempladas por este programa facilitam a entrada da infraestrutura, dos serviços sociais, dos serviços de saúde e do voluntariado. Em segundo lugar deve ser uma comunidade com muita carência, pois a caravana busca o resgate da cidadania, da auto-estima e da inclusão social. Finalmente em terceiro lugar precisamos de um equipamento público que comporte a estrutura montada durante a Caravana, na primeira utilizamos um CIEP, na segunda o Ginásio Experimental Olímpico – GEO e a terceira será realizada em uma Vila Olímpica.

Atualmente vocês contam com quantos voluntários?

A Caravana é um grande evento que reúne profissionais voluntários de diversas áreas. Na área de saúde temos Dentistas, ASBs ,TSBs e protéticos com cerca de 70 voluntários, temos ainda Médicos e Enfermeiros para atuar em caso de urgência, além de profissionais de outras áreas como cabeleireiros, advogados, arquitetos, engenheiros, psicólogos, fisioterapeutas, palestrantes, profissionais da área de informática e até palhaços que fazem atividades de recreação com as crianças e adultos, no total tivemos 220 voluntários na Caravana de 2014.

Arquivo pessoal

Além dos procedimentos odontológicos quais outros serviços são realizados?

Temos aferição de pressão arterial e glicemia e  uma farmácia que funcionam nos 3 dias do evento. No final de semana temos, além dos atendimentos odontológicos, a  emissão de carteira de identidade, emissão de carteira de trabalho, corte de cabelo, recreação para as crianças, com a participação dos doutores da alegria, participação da Delegacia da Mulher, que orienta mulheres em situação de risco de violência familiar, distribuição de kits de higiene bucal para crianças e adultos, vacinação e palestras educativas sobre saúde bucal.

Quando será a próxima “Caravana do sorriso ” ?

A próxima Caravana do sorriso acontecerá nos dias 25, 28 e 29 de Março e nossa base será na Vila Olímpica Mané Garrincha no Caju.

Como os profissionais podem se inscrevem para participar?

Para se inscrever basta entrar no site www.caravanadosorriso.org e clicar na opção “Seja um Voluntário

*Graduada pela Universidade de São Paulo ( USP ), tem 27 anos de formada. Clinica Geral, sempre pontuou o seu trabalho na prevenção e promoção de saúde. Ministra palestras e fala em rádio sobre saúde bucal. É coordenadora de saúde do projeto Caravana do Sorriso.

Deixe um comentário