0

Entrevista com Mariana Iannuzzi – Coach de Imagem

Este mês conversamos com Mariana Iannuzzi, Psicóloga, Coach, Consultora de Imagem, Membro da AICI e professora do Clube Markentista.

Fonte da imagem: Divulgação

O objetivo da consultoria de imagem, realizada por nossa entrevistada, é despertar nos profissionais da odontologia a importância de transmitir, de forma assertiva, uma imagem adequada através da sua aparência e de toda equipe que faz parte do seu negócio. Sempre aliando a imagem que é transmitida com aquilo que se busca alcançar.

Confira abaixo a entrevista que fizemos com Mariana Iannuzzi e conheça mais um pouco do seu trabalho na odontologia.

Vamos começar falando sobre você, conta pra gente um pouco da sua trajetória profissional?

Sou psicóloga e trabalhei com gestão de negócios e pessoas por mais de 8 anos. Sempre busquei participar e contribuir para o desenvolvimento de pessoas, independente de onde eu estivesse. Isso foi resultado da minha busca pessoal em me conhecer, me reconhecer e assumir quem eu sou.  Me sentia um pouco insegura na forma de me vestir, sempre fui diferente das minhas amigas, gostava de coisas mais autênticas; mas confesso que não sabia muito como combinar e não me sentia pertencente a nenhum grupo em vários momentos. Sempre que via programas de transformação de imagem e atitude como o “Esquadrão da moda”, me imaginava passando por aquele processo, até que um dia, isso realmente aconteceu. Mas mesmo assim, eu ainda não me sentia sincera com o que estava expressando. Este foi o gancho para entender que poderia unir minha paixão pela autodescoberta, a formação em psicologia e a minha experiência em gestão. Foi a partir disso que comecei a estudar a área de consultoria de imagem: como se comunicar através da sua aparência e comportamento, entre outras áreas. O coaching veio para me trazer ferramentas e consistência ao processo. Hoje, meu trabalho mistura técnicas de psicologia, comunicação, consultoria de imagem, coaching e personal branding.

Existe uma frase que diz: “Não basta ser bom, é preciso comunicar isso”. O que você acha dessa afirmação e como seu trabalho pode ajudar os dentistas a potencializarem sua imagem no mercado?

Já foi-se o tempo em que o profissional tinha o seu consultório cheio somente pelo fato de ser bom tecnicamente. Faz parte da rotina do dentista contemporâneo se comunicar explorando diversas ferramentas, e isso está cada vez mais dinâmico. Com o boom das da internet e redes sociais, tudo que se faz é registrado e acompanhado por um número de pessoas que antes demoraríamos meses para encontrar e impactar. Muitos profissionais têm explorado essas novas possibilidades de comunicação e o meu trabalho ajuda neste processo, valorizando o fator humano e criando uma marca pessoal de sucesso.

A percepção do outro em reação a você e ao seu serviço é muitas vezes o que vai determinar se ele vai te contratar ou não. E mais do que isso, se ele vai voltar e te indicar, afinal a propaganda boca a boca ainda é uma das mais efetiva. Portanto, não basta ser bom, é preciso comunicar isso através da sua imagem pessoal. O que sua imagem tem falado sobre você atualmente? Será que tem expressado credibilidade, segurança, atitude positiva? Fique atento a esses pontos na sua comunicação, eles são essenciais para o SIM do cliente.

Qual as principais falhas dos profissionais da área de saúde na hora de comunicar sua imagem no mercado e como estas falhas podem interferir na vida profissional?

A principal falha na área da saúde é se colocar como um serviço imprescindível, pois isso gera uma falsa segurança de que o seu consultório estará sempre cheio e que não é preciso fazer nada para conquistar o cliente. Desta forma alguns profissionais confiam somente na sua habilidade técnica, esquecendo que as habilidades pessoais e comportamentais falam muito sobre eles e seus serviços. Outra falha é não investir na sua equipe, por acreditar mais uma vez que a necessidade do cliente e a habilidade técnica são suficientes.

Você faz um trabalho específico com equipes auxiliares de clínicas e consultórios odontológicos através do Clube Markentista. Conta para as nossas leitoras (o) como é feito esse trabalho e que resultados eles proporcionam?

O principal objetivo do meu trabalho no Clube Markentista é reconhecer a importância da equipe auxiliar e valorizá-la. Estes profissionais são o cartão de visitas da sua empresa, eles são os primeiros a receberem o cliente em sua clínica/consultório. E para que eles façam isso com profissionalismo e excelência, é preciso valorização, capacitação e cuidado com a imagem.

Minha aula é dividida em duas partes: conceito e prática (workshop de maquiagem). O resultado é sempre muito positivo. A aluna (o) se sente cuidada, bonita, valorizada e reconhecida. Além de sair da formação pronta (o) para retribuir e fazer valer o investimento que foi feito em sua carreira. Trabalhamos a auto-estima da turma, que aplica tudo que aprendeu na vida de uma forma geral, aumentando o nível de satisfação pessoal, segurança nas relações, auto-estima e consequentemente a sua produtividade e qualidade de vida.

Que dica você pode deixar para que o dentista comece a valorizar sua imagem?

Se reconheça como parte fundamental do marketing da sua clínica/consultório e assuma isso através da valorização da sua imagem. A sua imagem pessoal está diretamente ligada à sua imagem profissional.  Então, valorize-a e utilize-a como ferramenta estratégica para o sucesso do seu negócio.

Cada detalhe que compõe a sua aparência comunica algo sobre você. Seu ambiente de trabalho deve ser um espelho da sua aparência, do seu comportamento e do seu profissionalismo. Este é o segredo para construir uma imagem bem sucedida que seja produtiva, lucrativa e sustentável.

Mariana Iannuzzi – Coaching e Imagem
(11) 982132070
www.coachingeimagem.com
mariana@coachingeimagem.com

Deixe um comentário