0

Entrevista com Lusiane Borges

Nos dias 15 e 16 de novembro São Paulo será palco de mais um CIATESB Congresso Internacional de Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal. Encontro que foca na valorização e capacitação de equipes auxiliares.

Fonte da imagem: Divulgação

O blog Markentista entrevistou a presidente do congresso, Dra. Lusiane Borges, que nos contou um pouco sobre os preparativos, como definiu a grade científica e o que podemos esperar do evento.

MKT. Conta pra gente o que te motivou a criar um evento focado na equipe auxiliar?
Desde que iniciei os primeiros treinamentos e cursos de capacitação para o antigo ACD e THD, há quase 2 décadas, percebi uma enorme lacuna para a Equipe Auxiliar. Já nos anos 90 ainda era muito pequeno o espaço direcionado à atualização da Equipe Auxiliar. Quando havia esse espaço na grade científica, normalmente era direcionado à palestras de Biossegurança e, eventualmente atendimento ao cliente. Em 2008 e 2009, após a regulamentação das profissões ASB e TSB tive o prazer de participar da Comissão Organizadora da I e II Jornada para ASB e TSB realizadas em São Paulo pela ABCD. Foram eventos muitos bons, porém com opções ainda restritas. Fiquei muito incomodada por estarmos com as profissões já regulamentadas, mas poucos e restritos eventos ainda sem a infra-estrutura necessária para receber profissionais de todo o Brasil. A partir de então comecei a pensar junto à Equipe Biológica em algo mais amplo, abrangente. Daí surgiu o 1º CIATESB, em Outubro de 2011. Foi um grande sucesso de público. Além de nossas expectativas. Fizemos o 2º CIATESB em novembro de 2012 e muitos profissionais ficaram de fora. Deixaram de ir por conta da data. Lamentavelmente coincidiu com o ENEN 2012. Para esse ano, estamos aguardando os profissionais que já estarão pela 3ª vez no CIATESB e tantos outros que, por falta de acesso às redes sociais até então, ou outros motivos não participaram até então do CIATESB.

MKT. O que mudou nos últimos dez anos no que diz respeito a valorização e atuação da equipe auxiliar?
Em termos de leis, muita coisa mudou.  Porém, na prática, ainda não alcançou um patamar de respeito e valorização necessários à categoria. Com a regulamentação das profissões no final de 2008, o ASB e TSB tiveram a oportunidade de se apresentar como um profissional da saúde regulamentado. No âmbito público, embora ainda muitas conquistas tenham que vir, a atuação do ASB e TSB é mais valorizada e reconhecida por parte da equipe de saúde e até mesmo pela comunidade. Já em clínicas privadas esse reconhecimento não é tão evidente e se restringe a um pequeno grupo de CDs que valoriza realmente a Equipe Auxiliar como deveria, tanto em termos salariais como em âmbito profissional.

MKT. De que forma o CIATESB pode fazer a diferença na vida dos profissionais?
Além de fazer o papel de Congresso atualizando o profissional nas diversas áreas do conhecimento técnico, o CIATESB abre novos horizontes ao profissional que trabalha tanto no mercado privado e público. É possível, através dessa rede de contatos e conhecimento científico melhorar o atendimento técnico e humano de seus pacientes bem como contribuir ativamente em seu ambiente de trabalho melhorando o serviço como um todo. Além dos cursos e conferências, o CIATESB proporciona a possibilidade do ASB e TSB apresentar trabalhos através de painéis científicos que serão avaliados e premiados ao final do evento. Dois importantes eventos acontecem simultaneamente ao CIATESB: o Encontro Nacional das Câmaras Técnicas dos CROs de todo Brasil e o Encontro Nacional de Formadores de ASB e TSB. Esses, também em sua 3ª edição, exercem papel importantíssimo na união e valorização da categoria em todo país, bem como na atualização e integração dos formadores de ASB e TSB de dezenas de escolas de todo Brasil. Esse ano, especialmente teremos um outro evento, bastante esperado, que é o lançamento de nosso livro de Formação para o ASB e TSB. Será lançado no CIATESB pela Editora Elsevier.

MKT. A Markentista acredita que o grande diferencial no atendimento ao cliente está relacionado ao fator humano. Acreditamos que uma equipe capacitada, focada e inovadora torna os serviços odontológicos mais tangíveis e desejados pelos clientes. Qual a sua opinião em relação a esta abordagem e o que o CIATESB está preparando para os profissionais que buscam se diferenciar no mercado?
Esse ano, especialmente, o CIATESB fará um a abordagem bem direcionada à QUALIDADE não somente de procedimentos técnicos mas de ATENDIMENTO, RELACIONAMENTO e GESTÃO. Contaremos com 5 palestrantes de renome para essa tarefa.

MKT. Qual o maior desafio encontrado pela comissão para a realização do CIATESB?
São muitos os desafios. Por incrível que pareça ainda encontramos muita resistência na busca de patrocinadores. Apesar de ser evidente a importância e o grande peso que o ASB e TSB têm nas decisões de escolha de equipamentos e insumos, muitos empresários ainda vêem com muita reserva esse potencial. Temos certeza essa situação depende apenas de tempo. Certamente, a cada edição o CIATESB ficará mais consolidado em termos de patrocínio. O nosso sonho é cobrar somente um valor simbólico para a adesão dos congressistas.  Infelizmente isso ainda não é possível. Mas esperamos que esse sonho se realize em breve!

MKT. O que representa o CIATESB para os dentistas e proprietários de clínicas e consultórios odontológicos? Como o congresso soma na vida desses profissionais?
Desde sua 1ª Edição o CIATESB foi bem aceito pelos CDs, clínicas privadas e entidades públicas que têm interesse em investir em suas equipes de trabalho. Evidentemente, a cada edição e com o crescimento do CIATESB, mais profissionais têm nos procurado para enviar  seus ASBs , TSBs e também secretárias ao congresso.

MKT. Para profissionais de outras regiões do País é bem mais complicado participar de um evento em São Paulo. O que você poderia deixar de dica (hotel, passagens ou pacotes promocionais) para os interessados?
Temos em nosso site (www.ciatesb.com.br) algumas dicas de Hotéis, Hostess e Pousadas que se localizam na região e proximidades do CIATESB. Além de toda estrutura montada para proporcionar um evento cmçelto, como os intervalor para os Coffee breaks e a balada CIATESB. Para GRUPOS temos um pacote de adesão com custos mais acessíveis.  É importante se atentar às datas dessas promoções. Quanto mais precoce realizar a adesão, mais acessível é seu valor. No Facebook, em nossa página Ciatesb Congresso, bem como em alguns grupos ligados à nossa pagina há troca de informações entre os profissionais em nível nacional. Nesse espaço virtual ASBs e TSBs conversam sobre suas profissões, esclarecem dúvidas como localização, proximidade de aeroporto, terminal rodoviário e até conseguem colegas do mesmo estado ou cidade para viagens em grupos.

Obrigada!

Deixe um comentário