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Existe um novo marketing surgindo…

A odontologia já vem praticando o marketing há alguns anos, mas precisamos admitir que existe ainda uma visão muito distorcida do seu real significado. De fato, o dentista precisa conhecer mais sobre marketing, se aprofundar nesta ciência e arte. Saber que não existem receitas prontas de sucesso. Muitas mudanças aconteceram ao longo dos anos, já passamos pelo Marketing 1.0, Marketing 2.0 e agora estamos na era do Marketing 3.0.

Fonte da imagem: Markentista

Marketing 3.0 é a fase na qual as empresas mudam da abordagem centrada no consumidor (consumidor inteligente dotado de mente e coração) para a abordagem centrada nos ser humano (ser humano pleno, com coração, mente e espírito).

Segundo Philip Kotler, autoridade em marketing, atualmente, 70% das empresas ainda atuam sob o conceito do Marketing 1.0 (focado no produto/serviço), 25% no Marketing 2.0 (voltado ao consumidor) e apenas uma parcela pequena, algo em torno de 5%, atua sob o conceito do Marketing 3.0 (centrado no ser humano, com mente, coração e espírito).

Precisamos pensar no cliente de uma maneira mais humana e menos comercial.  Ele é um ser humano que pensa, sente e vive. É desta forma que ele quer ser visto pelas empresas.  Portanto, pense no cliente não em termos de alguém que vai comprar o seu serviço, mas alguém que deseja que o mundo seja um lugar melhor para se viver. Um lugar com mais sorrisos, mais amor, mais gentileza, mais gratidão, mais felicidade. O que você está fazendo para mostrar a ele que se importa com tudo isso?

Para dar o start neste novo marketing é preciso entender que não é a propaganda a alma do negócio. A alma que é o segredo do negócio!

O Marketing 3.0 oferece uma infinidade de possibilidades e ferramentas para as clínicas e consultórios odontológicos.  Mas estas ferramentas são apenas ferramentas se não existir gente de verdade, se não existir uma história genuína. O seu negócio precisa ter essência (alma), através de propósito, causa e valores.

Através do Marketing precisamos contar histórias sobre as coisas que fazemos. Histórias que vendem, que se espalham, que encantam e que criam vínculos.

Mas como tocar o cliente na odontologia? Como tocar a sua mente, seu coração e seu espírito, e além disso, causar boa impressão quando a pessoa procurar informações sobre a sua clínica e/ou consultório?

Construa uma boa história, sincera e verdadeira!

Mostre porque sua clínica e/ou consultório é especial, o que o torna único. Procure ressaltar o motivo que o torna diferente dos outros. E por favor, não diga que é a competência técnica, isso é essencial, ninguém é louco de procurar um dentista sem competência técnica. Seja muito bom no que faz, porque o cliente é cruel com aqueles que escondem debaixo do tapete a pouca habilidade técnica, lembre-se que a história precisa ser verdadeira. Então, conte e divulgue aquilo que você pode e tem capacidade de fazer. Não crie expectativas falsas, pois esta é a maneira mais rápida de destruir qualquer negócio.

Quero presenciar muitos exemplos como este abaixo:

Numa determinada cidade do Brasil, todos compram os serviços de uma clínica odontológica porque as pessoas que trabalham nesta clínica amam falar de odontologia, estão sempre com um sorriso acolhedor no rosto, compartilham na prática aquilo que acreditam, seus valores, sua essência. Essas mesmas pessoas valorizam cada cliente que as procuram, criando vínculos duradouros, através de um relacionamento baseado na confiança, amizade e bom humor.

Percebe que há uma história sendo contada por esta clínica? Uma história que toca as pessoas, enquanto os concorrentes estão apenas dizendo “nós vendemos tratamentos odontológicos de última geração”.

Pare agora mesmo e pense: O que determina o sucesso da sua clínica e/ou consultório? O que faz as pessoas se identificarem com você e sua equipe?

A construção de uma imagem tem ligação direta com o autoconhecimento. Em todas as histórias de sucesso que conheço existe muito aprendizado, crescimento, erros, acertos e aperfeiçoamento.

Faça uma reflexão sobre você e o seu negócio, a partir, das escolhas que tem feito para traçar um caminho convincente que promova conversas, conquiste parceiros e estabeleça relação, interesse e vínculo com o público-alvo.

Qual a sua história? Qual a história do seu negócio?

Nísia Teles é sócia-fundadora da consultoria Markentista, graduada em Marketing e especialista em empreendedorismo e novos negócios pela FGV/SP. Fez Empreendedorismo Criativo na Perestroika e Empreendedorismo Feminino na PUC-Rio. Há 15 anos na odontologia, atua na área de Marketing Médico e Odontológico desde 2007. Idealizadora e coordenadora do Clube Markentista e Casa Markentista, projeto de educação para a área de saúde. É professora de Marketing na Faculdade São Leopoldo Mandic. Palestrante em congressos e eventos pelo Brasil.

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