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Gestão e Excelência no Atendimento ao Paciente

Workshop destinado a secretárias de clínicas odontológicas aborda a importância de atender bem o paciente.

Numa época em que os consultórios e clínicas não podem dispensar pacientes, as secretárias e recepcionistas se tornaram peças fundamentais para o bom funcionamento do negócio.

Fonte da imagem: Divulgação

“E o que não pode ser deixado de lado é a qualificação dessas profissionais. É preciso que as funções da recepcionista e da secretária – muitas vezes, uma única pessoa desempenha as duas funções – sejam muito bem definidas. A preparação de uma boa secretária começa logo na seleção. E após a seleção, é importante que a profissional participe de cursos interpessoais e de seminários de capacitação profissional, onde aprenda a lidar com as características do mercado onde irá trabalhar”, afirma Lorena Antunes, gerente médica da EMS, Master Coach, que ministrará o terceiro módulo do Workshop Excelência em Atendimento na Odontologia, evento que acontecerá no dia 28 de abril, na capital paulista, como parte integrante do OMB-Odonto Management Brazil.

Não adiantam todos os esforços de marketing, se ao ligar para marcar a consulta uma consulta o paciente se deparar com uma secretária despreparada. “Vamos imaginar a seguinte cena: o paciente apresenta-se na recepção da clínica. Após esperar alguns minutos, uma secretária mal-humorada o leva até a sala de espera, onde ele tem que aguardar mais um pouco. Quando ele entra na sala do dentista, já tem em mente uma impressão nada agradável deste profissional… Correto? Em quase 100% dos casos, sim. Todos nós, quando nos tornamos pacientes, procuramos mais do que uma consulta ou um medicamento. Queremos um ótimo consultório, num ótimo lugar, muito bem equipado, mas gerido e operado por seres humanos. Aprender a lidar com os pacientes, que são clientes com características próprias, é um diferencial no atendimento em consultórios”, defende Lorena Antunes.

A gerente médica da EMS lembra que o paciente sempre chega ao consultório sob tensão, somente um incômodo físico o leva a um consultório odontológico. “Seu contato inicial será com a recepcionista, com a secretária ou com a auxiliar de saúde bucal, responsáveis pela impressão que ele estabelecerá do dentista que ainda nem conheceu. Por isto, quem está na linha de frente, quem lida com o paciente, precisa estar muito bem treinado e motivado. Este profissional deve gostar do seu trabalho e de lidar com o público. Discutir a gestão dos pacientes e a excelência no atendimento são necessidades prementes dos consultórios e das clínicas odontológicas hoje”, diz Lorena Antunes.

Sobre o OMB-Odonto Management Brazil.
A Odonto Management Brazil é uma conferência destinada a cirurgiões dentistas, proprietários e gestores de clínicas e consultórios odontológicos. Propõe-se a debater as melhores práticas para a gestão estratégica destes empreendimentos. Tem como objetivo trazer benchmarks e práticas de sucesso em gestão estratégica e tendências de negócios aos profissionais da Odontologia e administradores de clínicas odontológicas.

Informações: www.odontomanagementbrazil.com.br.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO:
Márcia Wirth
MW- Consultoria de Comunicação & Marketing em Saúde
Site: www.marciawirth.com.br
E-mail: faleconosco@marciawirth.com.br

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