0

Liderança na área da saúde

Acredito que compartilhar conhecimento seja a forma mais generosa de vivermos em grupo e trazermos para o mundo negócios sustentáveis e com significado. Admiro demais os profissionais que dividem suas experiências e visão de mundo com a sua tribo (equipes, clientes, fornecedores, parceiros e comunidade). Podemos chamar essas pessoas de líderes empreendedores.

Arte: Markentista

Líder é aquele que dá suporte e encorajamento para que a outra pessoa administre seu próprio aprendizado, maximize seu potencial, desenvolva suas habilidades, aprimore sua performance e se torne uma pessoa melhor. O líder muda o status quo, cria uma cultura baseada no exemplo, é uma pessoa extremamente curiosa e interessada no outro. Os líderes conquistam e atraem suas tribos (pessoas que de fato se identificarão com eles) de maneira muito natural, através da sua autenticidade, segurança, carisma e generosidade.

O empreendedor é aquele que sonha e coloca a mão na massa, que constrói e dá oportunidades, que melhora de vida e melhora a vida dos outros.  O médico/dentista empreendedor é um ser inconformado, ele acredita que sempre pode fazer algo mais ou trazer uma solução melhor para a sua tribo (equipe, fornecedores, parceiros, clientes e comunidade).

Está na hora de construirmos um mercado de saúde com mais profissionais assumindo o seu papel de líder empreendedor. Não só liderando equipes, mas liderando suas tribos.

Precisamos de um mundo com líderes que encorajem, que empoderem, que deixem as portas abertas e, que, mostrem que voar é natural. Essas pessoas precisam mostrar os caminhos, dar ferramentas e construir uma cultura que seja consistente. Ao mesmo tempo que precisam mostrar a diferença entre ser justo e ser bonzinho. Para que as pessoas não confundam a palavra “empoderamento” com poder demasiado, em que terão a liberdade total para fazer o que quiserem dentro da clínica e/ou consultório. É necessário que os mesmos estejam alinhados com todos os objetivos, valores e crenças da empresa, seguindo regras, protocolos e tendo uma relação de confiança e responsabilidade com todos os envolvidos, para que decisões sejam tomadas quando houver necessidade de forma consciente, acertada e responsável.

O primeiro passo para assumir o papel de líder empreendedor é querer assumir esse papel. Em seguida agir de forma proativa, inovadora e procurar agregar valor para si e para as pessoas à sua volta (equipe, fornecedores, parceiros, clientes e comunidade).

Se você quer liderar um mercado, ser referência, ter um negócio saudável ou fazer a diferença na vida das pessoas, através do seu negócio (consultório e/ou clínica), comece a buscar desenvolver suas habilidades e competências. Não existe sucesso, retorno financeiro e reconhecimento sem o esforço e o desejo de querer construir algo todos os dias.

  1. Busque se conhecer, construa sua identidade pessoal;
  2. Construir uma identidade para o seu negócio é fundamental para atrair sua tribo;
  3. Você precisará de pessoas, tenha relacionamentos sustentáveis;
  4. Que legado você quer deixar? Construa uma história genuína.

O caminho é longo e a luta é diária, mas se você escolheu ser um líder empreendedor, acredito que irá tirar o melhor disso tudo, já que estará aberto para experimentar e aprender durante o processo, e claro, crescer a partir dele.

Fico por aqui, com um desejo enorme de fazer parte da sua tribo!

Nísia Teles é empreendedora, educadora, escritora, consultora e sócia-fundadora da Markentista Consultoria. Graduada em Marketing, especialista em empreendedorismo e novos negócios pela FGV/SP.  Há mais de 16 anos no mercado odontológico, possui experiência na área de marketing odontológico e médico. Aprofundou seus estudos nas áreas de empreendedorismo, marketing, comunicação, liderança, gestão de pessoas, criatividade, inovação, branding e mídias sociais. Idealizadora e coordenadora do Clube Markentista e Casa Markentista, projetos de cursos e treinamentos. É professora de Marketing na Faculdade São Leopoldo Mandic – Rio de Janeiro. Palestrante em congressos e eventos pelo Brasil. Autora do livro Atendimento Inovador em saúde.

Deixe um comentário