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Links patrocinados: saiba como deixar a sua empresa visível na maior vitrine virtual

Você sabia que mais de 90% dos usuários de internet do Brasil utilizam a ferramenta do Google para buscar informações, produtos e serviços? Além disso, você sabia que aproximadamente 75% desses usuários esperam encontrar suas “respostas” logo na 1ª pagina do resultado de pesquisa? Isso quer dizer que se você estiver presente neste momento em que estão buscando pelos serviços que sua empresa oferece, você estará não só construindo sua marca como levando tráfego qualificado para o seu site e gerando mais negócios, ou seja, gerando branding e performance simultaneamente.

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Existem duas formas de ter visibilidade nos buscadores: A primeira é de forma orgânica a partir de um forte e consistente trabalho de SEO (search engine optimization) no qual o robô do google elenca as melhores paginas da web cujo conteúdo (além de diversos outros critérios) é considerado o mais relevante para o usuário a partir de uma determinada busca que ele fez, como por exemplo (ex: dentistas em Niterói). Trata-se de um trabalho complexo e de longo prazo devido a alta competitividade no segmento e da constante curadoria do conteúdo oferecido (além de outros critérios de relevância, popularidade, reputação e até mesmo de tecnologia ligada a estrutura do site). Sendo assim, o que vemos na maioria das vezes são as grandes marcas com longo histórico e grande variedade de conteúdo aparecendo na 1ª pagina de resultados orgânicos. A segunda forma de estar presente nos buscadores é a partir dos links patrocinados, ou seja, de forma paga. A grande diferença aqui é que não ficamos dependentes da varredura do crawler (robô do Google) para avaliar se atendemos a todos os critérios de relevância na web. Ou seja, a partir de uma campanha no Google Adwords (plataforma de publicidade no Google), temos total controle e autonomia das palavras-chaves escolhidas para as quais queremos mostrar nossos anúncios. E melhor, tudo isso de forma simples, rápida e, acima de tudo, econômica (se comparada com qualquer outra mídia seja ela digital ou off-line).

O grande diferencial dos links patrocinados é que só pagamos quando o usuário clica no anúncio (CPC – custo por clique), ou seja, quando ele visita de fato o site (diferente de muitas mídias online em que se paga por impressão ou visualização de anúncio). E se o usuário clicou é porque ele demonstrou interesse (afinal, o anúncio só aparece para palavras-chave escolhidas estrategicamente com foco no público alvo). Veja abaixo as principais vantagens dos links patrocinados:

  • Não existe um investimento mínimo: Vai depender da estratégia de compra de palavras-chave (genéricas x específicas), da abrangência da campanha (nacional x regional), da cobertura (24h x horário comercial) e de outros fatores como concorrência no segmento (afinal estamos falando se um sistema de leilão no qual competimos com outros anunciantes para cada palavra-chave com base na sua relevância para o negocio).
  • Poder de segmentação: Além de segmentar por palavras-chave especificas (ex: clinica de cirurgia ortognatica no rj), podemos segmentar geograficamente (ex: cidade, estado ou país) e por faixa horária (ex: horários comerciais).
  • Mídia de intenção: Sem dúvidas, este é o maior diferencial dos links patrocinados em relação a qualquer outro tipo de mídia existente, desde a simples newsletter que recebemos diariamente aos comerciais de TV ou banners em portais. Aqui o usuário só é impactado quando o mesmo demonstra interesse ou intenção no produto/serviço buscado. Ou seja, a dispersão é mínima, o que faz esse canal ter um dos melhores custo-benefício e ROI (retorno sobre investimento).
  • Resultados imediatos e transparentes: Entrando com uma campanha no ar hoje pela manha, no final do dia já conseguimos saber quantas vezes o anúncios foi visto, clicado e quantas pessoas entraram em contato com a empresa (caso ela tenha um botão de fale conosco).
  • Flexibilidade: Diferente dos resultados orgânicos que são “chamadas estáticas” capturadas do site, com os links patrocinados podemos criar anúncios diversos com mensagens personalizadas.
  • Mídia democrática: Independente da notoriedade da marca ou do tamanho do anunciante, com uma campanha bem elaborada e otimizada, um pequeno anunciante pode conseguir a mesma visibilidade do que uma marca mais consolidada, o que dificilmente ocorreria nos links orgânicos.

Gostou? Então comece agora mesmo sua campanha no Google com um de nossos especialistas no assunto e solicite já uma proposta personalizada. Basta solicitar o formulário abaixo no e-mail markentista@markentista.com.br.

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*Artigo escrito pelo nosso especialista em Google Adwords, Marcelo Perim, que possui 10 anos de experiência na área de digital marketing com foco em mídia de performance, sobretudo, em campanhas em buscadores. Tem passagens por agências de publicidade onde gerenciou grandes contas como B2W. Atualmente coordena a área de aquisição web da multinacional francesa e líder hoteleira no Brasil e Europa: AccorHotels.

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