0

Medo que nos paralisa

Hoje é dia de estreia no blog Markentista. Uma nova colaboradora chega para somar ao nosso espaço: Vânia Oliva seja bem-vinda!!!

Durante a nossa vida nos confrontamos com vários medos, dos mais simples até os mais aterrorizantes. Muitos deles passarão deixando algum aprendizado ou algumas risadas, mas muitos podem se tornar maiores e limitar a nossa vida.

Alguns desses temores falam da nossa falta de autonomia ou de assumir responsabilidade, outros apontam para a sensação de incapacidade ou falta de coragem de correr riscos. Ainda temos muitos outros ligados a imagem pessoal e social e as expectativas alheias. Não importa a forma como eles se apresentam, mas sim o quanto eles são impedimentos para o nosso crescimento.

Fonte da imagem: Markentista

Já parou para refletir sobre seus medos? Quais ou quantos deles impedem seu avanço profissional? Geralmente na vida profissional temos medo de errar, de ousar e de ser mal visto pelos colegas ou líderes. Tais medos nos mantêm numa zona de conforto e acaba por nos enfraquecer e nos limitar a um reduzido número de oportunidades. Não ousamos, nem erramos, mas também não crescemos!

Sempre que estamos paralisados pelo medo, de certa forma, estamos privados de nós mesmos, e consequentemente privados da nossa inteligência e da nossa capacidade de reação a situação que nos assusta. Os enfrentamentos desses medos podem ser feitos através da conscientização sobre suas reais habilidades, capacidade ou fraquezas e pela busca de aperfeiçoamento e qualificação. Entretanto, quando os temores passam a trazer muitos prejuízos a nossa vida, uma ajuda profissional pode ser uma indicação necessária.

Muitos medos são reais, mas posso garantir que a maioria deles são frutos de nosso imaginário fértil, que transforma pequenos fantasmas em grandes monstros. Quanto mais nos acuamos e não os enfrentamos, mais eles crescem, aparecem e criam prisões internas. Você verá que muitos deles, quando enfrentados, se apresentarão apenas como pequenos obstáculos incapazes de impedir nosso crescimento pessoal e profissional.

Vânia Vidal de Oliva é Psicóloga Clínica com 28 anos de experiência no atendimento de adolescentes, adultos e na orientação familiar. Atua hoje na Clínica Casa do Crescer na cidade de Curitiba. Colunista do site Mãezíssima, do blog da Clínica Base e do blog Markentista.

Deixe um comentário