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Odonto Management Brazil 2013

Estamos vivendo uma época de discussões sobre o presente e, principalmente, o futuro da Odontologia. Aproximadamente 200 profissionais, de diferentes faixas etárias e estados do Brasil, sentaram lado a lado, durante dois dias em São Paulo, para acompanhar o Odonto Management Brazil. Um evento que abordou temas como Gestão, Marketing, Finanças e Ética na Odontologia, assuntos essenciais para o sucesso e sustentabilidade do negócio.

Créditos: Lilyana Israele

Para mim este encontro teve um gostinho especial, pois a equipe da Blue Ocean conseguiu reunir grandes referências da área de marketing odontológico num só lugar. Encontrei profissionais que admiro como Ricardo Lenzi e Roberto Caproni, com este último tive o prazer de dividir um dos painéis do evento.

Acompanhei os dois dias de palestras na primeira fila. Procurei ouvir atentamente tudo que foi exposto pelos palestrantes. Entre os presentes estava a Dra. Carla Sarni, fundadora da Sorridents, sempre uma graça de pessoa e com uma história empreendedora fantástica. Tive o prazer de reencontrar o Dr. Faisal Ismail, fundador da Ortoplan Franquias, que falou sobre o seu modelo de negócios e lançou um novo projeto, o sistema de Microfranquia Ortoplan.

No painel que discutiu sobre a valorização das disciplinas estratégicas nas faculdades, Dr. Antonio Teixeira de Carvalho falou da cultura fechada dos profissionais e da enorme dificuldade de mudança de atitude. Ressaltou também que os profissionais têm muito medo de empreender, pois se acostumaram a “apagar incêndio”. Para ele é preciso ter uma cultura de planejamento, afinal administrar não é engessar processos, mas caminhar e acompanhar as mudanças.

Já no painel sobre investimentos, Álvaro Schocair destacou a dificuldade nos dois primeiros anos de uma empresa. Para ele é preciso, inicialmente, criar a imagem da clínica de sucesso que se materializará com o tempo através de muita dedicação e foco, baseado em três pilares: gestão, vendas e produção. São esses pilares que um fundo de investimento procura na hora de investir.

Éber Feltrim falou da percepção que o cliente tem dos serviços oferecidos, deixando claro que não basta querer conquistá-los, é preciso agir. O mercado está mudando e o cliente deseja uma nova Odontologia.

Rogério Marcondes contou um pouco da sua trajetória empreendedora à frente da Dental Esthetic Center e quais estratégias utilizou para oferecer um serviço premium em Curitiba. Falou também do desafio de escolher pessoal, destacando a importância de se ter uma essência naquilo que faz.

Letícia Bezinelli comentou que o dono da clínica será sempre um líder, gostando ou não.  Ela ressaltou que é importante a clínica ter um livro de ocorrências para que o responsável defina melhorias através desses registros. Uma das grandes habilidades do dentista empreendedor, segundo Letícia, é a negociação. O dentista não deve falar de valores antes do cliente entender o que vai fazer. O profissional deve ter uma visão empreendedora positiva.

Suelena Morais falou que a arquitetura precisa respeitar a estética do seu público-alvo e que os detalhes fazem toda diferença na decoração da clínica. Para projetar um consultório é preciso estudar o perfil dos clientes, é necessário mudar a percepção que eles têm de seus serviços, usando a humanização do espaço, planejando tudo com cuidado e pensando antes de fazer.

O segundo dia de evento começou com uma excelente exposição sobre os aspectos éticos do Marketing Odontológico e o novo Código de Ética. André Luiz Nigre e Marcos Coltri destacaram mudanças importantes no código, como a questão dos sites de compras coletivas, além de ressaltarem que é de extrema importância o profissional se adequar a essas novas regras. Fernando Celso, da UNICAMP, descreveu alguns dados úteis sobre litígios e processos na Odontologia; segundo pesquisas, 47% dos processos contra ortodontistas são baseados em uma deficiência de interação entre ortodontistas x equipe x pacientes x pais.

Márcio Sanches apresentou sua visão sobre a importância do Marketing Estratégico na construção de um negócio de sucesso. Ele concluiu sua fala citando a frase de Peter Drucker: “A melhor maneira de se prever o futuro é criá-lo.”

A minha apresentação abriu os painéis da tarde, no último dia de OMB. Comecei falando do novo Marketing voltado para a satisfação funcional, emocional e espiritual. Destaquei também o perfil do cliente engajado, que deseja ser visto como ser humano: com mente, coração e espírito. Aproveitei a oportunidade e lancei a campanha “Pague com um sorriso”, uma ação cujo principal objetivo é unir a classe odontológica no sentido de promover mudanças positivas para a população. Através deste movimento, queremos fazer muitas pessoas sorrirem. Para participar, clique aqui.

Roberto Caproni expôs um assunto bem interessante e não deixou de lado seu senso de humor. Ele ensinou como identificar unidades de negócios mais rentáveis para aumentar a lucratividade de maneira inteligente e saudável.

Paulo Batista, da Dental Cremer, abordou o tema Gestão de Compras de Materiais Odontológicos para otimização de tempo. Ele deu dicas sobre a importância de planejar suas compras de maneira inteligente e produtiva.

Marinho Teixeira da Altera, através da exposição de um tema de grande importância para os consultórios e clínicas, fez a plateia repensar suas ações com pessoas e processos. Destacou algumas estratégias para formar uma equipe de sucesso, com resultados efetivos para o negócio.

O evento foi encerrado com o painel de soluções tecnológicas em que Sergio Aronis, da Dentalis Software, e Gerson Molizini, da Easy Software, falaram sobre planejamento e implementação de sistemas.

Finalizo esta matéria agradecendo todas as demonstrações de carinho da equipe Blue Ocean e dos profissionais presentes, que acompanham nosso trabalho e valorizam um marketing ético e inovador. Acredito que juntos podemos fazer uma Odontologia de qualidade e, acima de tudo, positiva.

Viva esta nova Odontologia!

Nísia Teles é sócia-fundadora e Diretora de Marketing da Markentista.

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