0

Pensamentos e humor

“Se você não gosta de como está se sentindo, então mude o que está pensando! ”

Já parou para refletir sobre a frase acima? Na maioria das vezes não nos damos conta do que se passa por nossa cabeça e o impacto que isso pode ter em nosso comportamento e humor.

Arte: Markentista

Acreditamos que apenas as situações externas são capazes de influenciar positiva ou negativamente nosso dia a dia. Ledo engano!! Nossos pensamentos e emoções, nem sempre conscientes, são responsáveis por muito das nossas reações e do nosso equilíbrio emocional.

O humor é como uma pessoa vê o mundo. É uma emoção ampla e constante, que colore a percepção que temos das coisas ao nosso redor. Nosso humor pode variar bastante dependendo das circunstâncias do momento ou de nosso equilíbrio interno.

Pensamentos que sinalizam insatisfação, impotência, tristeza ou raiva entre outros, podem interferir no nosso estado de espírito e provocar no nosso humor um verdadeiro golpe baixo. Muitas das dificuldades relacionais, profissionais ou não, podem estar ligadas a essas mudanças de humor e à falta de percepção das emoções nelas envolvidas. Os pensamentos pessimistas fazem as coisas parecerem piores do que realmente são e contaminam nosso estado de espírito.

Precisamos estar atentos aos pensamentos que rondam nossa cabeça, para não sermos contaminados por ideias pessimistas que nos mantêm paralisados e que nos impedem de nos lançar em novas aventuras na vida ou no trabalho.

Você certamente já ouviu essa frase também: “A qualidade dos nossos pensamentos determina o nosso grau de felicidade”. Então, mais atenção com que você anda pensando!

Vânia Vidal de Oliva é Psicóloga Clínica com 28 anos de experiência no atendimento de adolescentes, adultos e na orientação familiar. Atua hoje na Clínica Casa do Crescer na cidade de Curitiba. Colunista do site Mãezíssima, do blog da Clínica Base e do blog Markentista.

Deixe um comentário