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Reuniões ou conversas significativas?

Na minha opinião, reuniões no modelo tradicional não são eficientes e têm o poder de deixar as pessoas mais engessadas.Precisamos repensar em primeiro lugar a importância de encontros com a equipe para conversas significativas, em que o objetivo é sair com soluções, com a sensação que o encontro somou na vida das pessoas e da empresa. Vamos transformar as reuniões em algo mais útil e divertido? Aliás, vamos tornar esses encontros uma rotina em nossos negócios? Por uma odontologia e medicina com mais encontros!!! Chega de reuniões com chefe arrogante, colegas chatos, cobranças excessivas, discussões bestas, tempo perdido. Pesquisas mostram que a maioria das pessoas odeia reunião. Para essa maioria, as reuniões não são eficientes e têm o poder de deixar as pessoas mais limitadas. Por esse motivo preparamos algumas dicas para melhorar suas conversas dentro do ambiente de trabalho.

Reunião da equipe COT

  1. Invista em reuniões curtas, como a reunião minuto, aquela em que você chama uma ou mais pessoas na hora que observa algo a ser elogiado ou abordado.
  2. Seja objetivo, procure fazer um roteiro antes de começar a conversa. A famosa ata é sempre bem vida, mas tente ser criativo e proponha novas maneiras de conduzir e registrar as reuniões.
  3. Lembre sempre sua equipe que a energia deve ser usada para pensar em soluções criativas, nada de usar essa energia para ressaltar problemas e culpados.
  4. Quando for marcar uma reunião, pergunte-se: Por quê? Qual a finalidade? Quais os objetivos?
  5.  Alguém precisa assumir a liderança em todos os momentos e ajudar a focar, controlar o tempo, anotar os próximos passos e evitar dispersões.
  6.  Use um cronômetro para que a reunião não ultrapasse o tempo e que todos sejam corresponsáveis pelo bom andamento do encontro.
  7.  Após o término, envie aos participantes os próximos passos, com responsáveis por cada ação, datas e um breve resumo do que foi conversado.
  8. É importante que a reunião não tenha mais assuntos do que minutos ou horas para discuti-los, tenha foco no que for mais importante.
  9.  Reuniões são importantes para fortalecer relações, torne esse clima também descontraído, possibilite um momento para respirar.
  10. O lugar é muito importante, procure variar, reuniões sempre no mesmo lugar limitam a criatividade da equipe.

Para fechar esse artigo, um pouquinho de descontração!!! Diga NÃO a esse tipo de reunião!!!

*Nísia Teles é empreendedora, sócia-fundadora da Markentista, graduada em Marketing, especialista em empreendedorismo e novos negócios pela FGV/SP.

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