0

Trabalhando juntos!

“Sozinhos vamos mais rápido. Juntos vamos mais longe.” Rubinho Pirola.

Você provavelmente já ouviu esta frase e certamente entendeu seu significado!

Fonte da imagem: Reprodução

A percepção atual é que no universo corporativo as atividades estão cada vez mais entrelaçadas, sinalizando para um trabalho mais colaborativo a fim de alcançarmos melhores objetivos profissionais.

Nos dias de hoje a colaboração está em alta e ganhando mais espaço onde antes a competição imperava. A competitividade estimulada entre funcionários em busca de grande destaque e de maior produção gerava um ambiente profissional pesado e pouco estimulante. A colaboração, ao contrário, busca aproveitar o potencial criativo de todos para uma produção conjunta e/ou mais eficiente.

Os ganhos profissionais são bem significativos quando pensamos e agimos de forma colaborativa dentro de uma empresa. Em geral o clima é mais amigável, os objetivos são atingidos mais facilmente e com um maior grau de sucesso. O crescimento e amadurecimento profissional ganha espaço onde as trocas acontecem de forma respeitosa e onde as pessoas se sentem ouvidas e valorizadas nas suas contribuições.

Ganhos pessoais também surgem como resultado neste ambiente mais colaborativo. Na medida que temos um grupo mais generoso, mais confiança e reciprocidade surgirá neste meio e mais afinidades brotarão junto aos colegas. Certamente num clima de respeito e ajuda mútua, as possibilidades de crescimento e reconhecimento aumentam e, consequentemente, estimulam os funcionários a um envolvimento maior com a empresa e seu grupo de trabalho. Todos ganham e chegam mais longe!

Para um ambiente colaborativo acontecer é preciso que os lideres transmitam esse ideia e estimulem com o próprio exemplo tais comportamentos. A colaboração e o reconhecimento da importância da participação de todos deve ser vivenciada em todas as áreas, afinal cada vez mais estamos vivendo interligados e dependendo mais uns dos outros para um maior crescimento profissional e pessoal.

Que tal tentar uma experiência de trabalho diferente? Certamente você pode ganhar muito e, junto aos seus colegas, chegar mais longe!

Vânia Vidal de Oliva é Psicóloga Clínica com 28 anos de experiência no atendimento de adolescentes, adultos e na orientação familiar. Atua hoje na Clínica Casa do Crescer na cidade de Curitiba. Colunista do site Mãezíssima, do blog da Clínica Base e do blog Markentista.

Deixe um comentário