0

Você sabe para onde está caminhando?

Já parou para pensar no quanto seu presente depende muito mais do que você cria, hoje, como objetivo, do que do seu passado? Temos uma falsa impressão de que alcançamos nossas metas de vida, se as condições do nosso passado foram favoráveis ou se temos características e habilidades específicas que  favorecem  nossas escolhas.

Reprodução

Acabamos acreditando que, se tivemos uma boa escola, boas oportunidades e vivências, teremos necessariamente bons resultados em nossa vida profissional futura. Nossa bagagem de conhecimento e vivência sempre será uma grande aliada das nossas conquistas, sem dúvida, mas, isso não é suficiente para garantir escolhas acertadas ou sucesso.

Muito do que vai determinar esse caminho, e possível sucesso, tem a ver com o que você planeja e cria como meta, ou seja, o que você quer ou aonde deseja chegar. Se não sabemos o que queremos não sabemos como buscar, não é verdade?

Em geral, as condições necessárias para alcançarmos nossas metas vão se construindo durante o processo, ou seja, vamos buscando os meios para realizar o que desejamos, conforme avançamos em direção aos nossos objetivos. O que estabelecemos para o futuro define o que faremos com o nosso presente. Portanto, projete o que deseja ter ou fazer, para começar a “colocar a mão na massa” e a realizar seus sonhos.

As necessidades e as urgências, na vida e nos negócios, criam as oportunidades e nos levam a buscar soluções que atendam as nossas demandas; desta forma, avançamos em direção aos objetivos estabelecidos. Isso não significa, contudo, que devemos deixar a vida correr solta, sem planejamento ou previsão de nossas necessidades. Afinal, quanto mais planejamos, mais evitamos imprevistos ou surpresas no dia a dia dos negócios. Mas, mesmo assim, as emergências acontecem e nos movimentam em direção a possíveis e novas soluções.

Afinal, como diz Sêneca, “não existe vento favorável para o marinheiro que não sabe aonde ir”. Portanto, escolha seu destino e levante as velas. Se você sabe aonde quer chegar, saberá também qual o vento favorável a esse caminho.

Vânia Vidal de Oliva é Psicóloga Clínica com 28 anos de experiência no atendimento de adolescentes, adultos e na orientação familiar. Atua hoje na Clínica Casa do Crescer na cidade de Curitiba. Colunista do site Mãezíssima, do blog da Clínica Base e do blog Markentista.

Deixe um comentário